Esclarecimícios

Esse faço questão de copiar e colar na íntegra, vi primeiro no blog do Josias de Souza e depois no PortalCorreio:

"Quinta, 14 de Agosto de 2008 - 10h41

Promotor inova e realiza "ESCLARECIMÍCIOS" para combater o eleitor "PIDÂO"

“Esclarecimício” e “Conscientimício”. Pelo menos, até a quarta-feira (13), o Google, mais famoso portal de busca da internet, ainda não listava nenhuma ocorrência com essas duas palavras.

Explica-se: elas foram criadas recentemente pelo Promotor de Justiça Eleitoral de Guarabira-PB, Marinho Mendes, para denominar as reuniões que está realizando para esclarecer e conscientizar o eleitor guarabirense sobre a importância do voto.

Segundo o Promotor, a idéia de realizar os “esclarecimícios” surgiu a partir da constatação de que no período eleitoral os eleitores procuram os candidatos para pedir. “O foco dessa ação é contra o eleitor pidão, porque pedir algo em troca do voto também é crime de captação de voto, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, que prevê pena de até quatro anos de reclusão”, alertou.

Os “esclarecimícios” são realizadas no turno da manhã, entre 7h e 10h. O Promotor Eleitoral explicou que chega ao local escolhido, geralmente uma praça pública ou rua, nas comunidades mais carentes, sobe em um trio elétrico e, de microfone na mão, começa a esclarecer o eleitorado.

“As pessoas se aproximam e ouvem atentamente as orientações. Geralmente passamos uma hora ou hora e meia e todos permanecem no local. Já conseguimos encher uma praça de pessoas nos ouvindo”, disse.

Marinho Mendes destacou que dialoga com o público durante e após o evento para saber se a mensagem foi realmente compreendida pelo eleitor. “Tive a felicidade de ouvir de uma eleitora da Comunidade Nossa Senhora Aparecida que depois de ouvir os esclarecimentos, as pessoas já estavam pensado em votar em alguém da própria comunidade para serem melhor representados”.

Durante o “esclarecimício” o Promotor orienta os eleitores a não pedirem vantagens ou dinheiro em troca do voto. “Eu pergunto aos eleitores onde é que estão os locais para a prática de esporte, de cultura; os espaços para os idosos, para os deficientes. Dou até aula de sociologia e filosofia. Explico que o homem não vive sozinho, e que a vida em sociedade também gera problemas, como a pobreza e a prostituição que são fatos sociais. Então eles precisam votar em pessoas que realmente combatam os problemas da comunidade e tragam a felicidade. Porque todos temos o direito à felicidade”, relatou.

Segundo o Promotor, os seus “esclarecimícios” não têm atrações. “Eu mesmo falo para as pessoas e sempre encerro o discurso declamando a poesia Meu Sonho, que é sobre um sujeito que sonha e acorda em um mundo diferente onde não há injustiças e todos são felizes. Eu sempre deixo a pergunta no ar: quando é que nós teremos um mundo assim?”

Até o momento já foram realizados quatro “esclarecimícios” nas comunidades Nossa Senhora Aparecida, Comunidade da Santa, do Nordeste 1 e na Feira de Acari. Além das reuniões ao ar livre, também estão sendo realizados encontros em colégios, Associações Comunitárias e Grupos de Alcoólicos Anônimos. O Promotor informou que pretende realizar mais quinze “esclarecimícios” e “conscientimícios” até as eleições.


Guia Eleitoral – Marinho Mendes também conseguiu um espaço no guia eleitoral e a partir do dia 19 terá 53 segundos para orientar os eleitores. “Já estou preparando o programa que terá o mesmo foco. Combateremos o eleitor pidão porque pedir vantagens em troca do voto é captação criminosa de votos”, afirmou.

Visita às casas dos candidatos – O Promotor ainda está visitando as residências dos candidatos para verificar se há eleitores diante das mesmas. Os eleitores são abordados e inquiridos sobre o que estão fazendo ali.

“Já levamos quatro eleitores para a delegacia, onde foi instaurado um inquérito policial para investigar se estavam incorrendo no crime do artigo 299 do Código Eleitoral”, disse e completou: “os candidatos até estão gostando dessas visitas porque, desde então, não se verificou mais o assédio dos “eleitores pidões” em frente às residências deles”.

Da Assessoria de Imprensa do MPE

-------------

É isso aí...

Comentários

Postagens mais visitadas