O templo da esquina.


Gostei muito dessa música do Leoni e do Herbet Vianna, sem nem saber nada sobre ela.
Depois percebi que tinha uma espécie de mantra no final, Fui olhar e era mesmo.

A canção conta com a presença de dois monges budistas, Lama Sonam Tenzin e Lama Khenrab Wangchuk com o Mantra Incidental "Om Mani Padme Hung".

Este mantra estimula a compaixão e a cura, protege dos sofrimentos terrenos...

Om mani padme hum é possivelmente o mantra mais famoso do Budismo;

É o mantra de seis sílabas do bodhisattva da compaixão: Avalokiteshvara.

É de origem indiana, de lá foi para o Tibete.

É o mantra mais entoado pelo budistas tibetanos.
baixe ele aqui ou ouça na música:

Leoni / Herbet Vianna

Canção Pra Quando Você Voltar

Quando o sol de cada dia entrar
Chamando por você
Querendo te acordar
Vai ter sempre alguém pra receber
Dizer pra esperar
Você já vai voltar
Alguém pra olhar a casa
E alguém que regue o seu jardim
Até você voltar

E como é normal acontecer
Se num entardecer
A dor te visitar
Vai ter sempre alguém pra socorrer
Fazer o seu jantar
Dormir no seu sofá

Enquanto a noite passa por mim
Eu rego o seu jardim
Você já vai voltar (2x)


A música tem a seguinte história:

"Eu sou vizinho do Herbert em Vargem Grande, e na esquina da rua tem um templo budista.
Na véspera do acidente dele, em 2001, o Herbert foi lá em casa e deixou comigo um CD com a melodia desta música para que eu fizesse a letra.
Algumas horas depois, tudo estava de cabeça para baixo e não havia mais como escrever coisa alguma."

Leoni disse que, com o acidente, esqueceu completamente da música.

Um mês depois, Herbert ainda estava em coma, Leoni entendeu que tinha uma espécie de missão em colocar a letra naquela melodia. Assim nasceu “Canção para quando você voltar”, que foi feita em homenagem ao Herbert e fala de amizade.

"Resolvi então relatar de uma forma poética, o quanto de compaixão e amizade ele havia mobilizado. Foi o presente que eu dei pra ele quando ele voltou do hospital".

A música inclui versos como "E como é normal acontecer / Se num entardecer / A dor te visitar / Vai ter sempre alguém pra socorrer / Fazer o seu jantar / Dormir no seu sofá".

Leoni observou a ‘‘rede de ajuda’’ que havia se formado em torno de Herbert e recordou-se de ter comentado com ele que iria escrever uma letra sobre amizade.

‘‘Quando ele se recuperou e voltou para casa, fui mostrar a canção para o Herbert e ele gostou muito, embora não se lembrasse da melodia."

No trabalho final se acrescentou um mantra de cura budista ao fim da música, autorizado pelos monges do templo da esquina, também integrantes da rede de ajuda ao Herbert.

"Foi uma forma que encontrei de retribuir carinho aos lamas, que foram à casa de Herbert quando gravamos a canção Começar para você voltar, com o objetivo de mostrar a Herbert toda a compaixão que recebeu quando esteve internado para reabilitação."

Om Mani Padme Hum.

  • Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses [isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores]. Este sofrimento vem do orgulho.
  • Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
  • Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
  • Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles etc., e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
  • Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
  • Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou ódio.

OM MANI PADME HUM,

Você pode encontrar no Youtube aqui e aqui.

Espero que gostem. Da música e do Mantra.

Divulgar é uma forma de contribuir.

;o)

Comentários

Postagens mais visitadas